CREA Engenharia Geral

O QUE É A ENGENHARIA DIAGNÓSTICA?

A Engenharia Diagnóstica é uma área da Engenharia Civil que abrange o processo de identificação e análise de anomalias e falhas construtivas, além de buscar entender a causa e origem dessas falhas e suas manifestações patológicas.

O conceito tradicional da Engenharia Diagnóstica faz uma analogia com a medicina. Podemos dizer que a Engenharia Diagnóstica cuida das investigações técnicas em prol da “saúde” da edificação, estudando também as suas “doenças”.

Assim como os exames são essenciais na área da medicina para poder prevenir ou diagnosticar alguma doença, os “exames” das edificações, também conhecidos como Investigações Técnicas, são essenciais em todas as fases do desenvolvimento de uma obra de construção civil: desde a fase de Planejamento, Projeto, Execução, Uso, Reabilitação e a Desconstrução (PPEURD). Em resumo, A Engenharia Diagnóstica tem importância indiscutível para prevenir anomalias, falhas construtivas e manifestações patológicas que podem deteriorar e desvalorizar o imóvel.

Dentro da Engenharia Diagnóstica há diferentes tipos de Investigações Técnicas, são elas: vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria, cada uma com suas peculiaridades e finalidades diferentes, como por exemplo a VISTORIA PARA COMPRA DE IMÓVEIS e a A VISTORIA DE ENTREGA E A VISTORIA DE RECEBIMENTO DE OBRA, que a seguir falarei um pouco mais sobre esses serviços.

 

VISTORIA PARA COMPRA DE IMÓVEIS: Por que é tão importante saber o que é?

Nos últimos anos, o volume de imóveis negociados fez crescer o ramo imobiliário no Brasil. Acompanhando o crescimento de vendas, foi notável o numero de compradores insatisfeitos com o bem adquirido.

Essa insatisfação é gerada por que uma negociação para adquirir um imóvel é muitas vezes guiada mais pela emoção do que pela razão. O olhar leigo do comprador focado apenas no aspecto estético do imóvel pode não perceber o que nós engenheiros chamamos de vícios de construção, que podem ser: umidades; problemas estruturais; problemas nos sistemas elétrico e hidrossanitário; e muitos outros que frequentemente são imperceptíveis e demandam de equipamentos e ferramentas apropriadas para identificação.

Um exemplo muito simples e comum é: Uma casa foi pintada recentemente e foi colocada à venda. Por esse motivo a pintura pode acabar disfarçando uma área de umidade de alguma parede, algum problema estrutural e outros possíveis problemas.

É sobre esses aspectos que os engenheiros diagnósticos são contratados, a fim de informar tecnicamente o comprador, mostrando para ele as verdadeiras condições do imóvel. Além disso, é muito comum que com o Laudo de Vistoria de Imóvel o comprador consiga desconto na negociação de um imóvel, além de saber quais as intervenções, manutenções e reformas ele terá de fazer. Sabendo isso o comprador também vai entender o quanto ele vai gastar a mais para reformar aquele imóvel que ele se interessou.

 

A VISTORIA DE ENTREGA e VISTORIA DE RECEBIMENTO DE OBRA: Qual a diferença entre o laudo de entrega e o laudo de recebimento de obra?

Uma grande tendência na finalização da construção de um imóvel é a entrega de obras e apartamentos. Com a entrega da obra, é necessário que sejam realizados alguns procedimentos por parte de quem está entregando (Construtora/Empreiteira) e também de quem está recebendo (Comprador). Por isso existem dois tipos de laudos:

  1. Laudo de Entrega de Obra
  2. Laudo de Recebimento de Obra

 Você Sabe a importância desses Laudos?

Entregar uma obra é muito importante para uma construtora não somente no sentido de cumprir o seu papel, mas principalmente frente ao mercado, que terá maior confiança em seu trabalho. Receber a obra também é muito importante para as pessoas que a adquiriram. Quando se trata de um apartamento ou de casa própria, que envolve a realização de sonhos e altas expectativas esse momento se torna mais especial ainda. Para garantir segurança e eximir a construtora de todo e qualquer problema ou reclamações futuras sobre o empreendimento em questão, os documentos denominados Laudo de Entrega de Obra e Laudo de Recebimento de Obra são fundamentais para a entrega das chaves. As investigações técnicas executadas por um engenheiro diagnóstico auxiliam síndicos, incorporadores e os futuros condôminos a receberem e avaliarem as condições da obra antes da entrega.

Mas qual é a diferença entre esses Laudos?

Nomes semelhantes e pontos parecidos. Tanto o Laudo de Entrega de Obra quanto o Laudo de Recebimento de Obra visam a segurança das pessoas que estarão diariamente no empreendimento. Tanto para os moradores, quanto visitantes.

·        Laudo de entrega de obra

O laudo de entrega de obra geralmente é contratado pela construtora. Seu objetivo é registrar como a obra está sendo entregue aos compradores. Para isso, ele conta com detalhes minuciosos sobre todos os processos construtivos já finalizados. O objetivo é atestar que a obra está dentro dos padrões de qualidade e de acordo com as normas regulamentadoras vigentes. Esse laudo visa ainda, eximir a construtora de quaisquer responsabilidades por modificações futuras realizadas em seus sistemas construtivos originais. Ou seja, ele é a segurança que a construtora precisa para não ter problemas futuros causados por mudanças que os condôminos ou síndicos venham a realizar.

·        Laudo de recebimento de obra

O laudo de recebimento de obra também pode ser contratado por incorporadoras, condomínios ou o próprio comprador do apartamento ou imóvel. O seu objetivo também é auxiliar os futuros moradores no recebimento da obra. O seu principal objetivo é que o engenheiro diagnóstico promova uma análise de todo o sistema construtivo, para apontar possíveis problemas passíveis de manutenção pela construtora. Ele fornece maior segurança aos mesmos e também aos síndicos, que terão a certeza de que o empreendimento está em conformidade com as normas vigentes e os padrões técnicos desejados.

Durante tais vistorias, algumas irregularidades construtivas geralmente são identificadas. Com isso, o engenheiro irá detalhar em laudo os problemas encontrados para que a construtora possa resolvê-los antes da entrega final. Portanto, para que tudo corra bem e a construtora entregue o empreendimento em conformidade, atendendo as normas e leis vigentes e o futuro morador o receba com total segurança de que tudo está correto, é necessário contar com o auxílio de um engenheiro civil especialista em engenharia diagnóstica.

 

SOBRE O AUTOR:-

Márcio Henrique Rossi Júnior

Engenheiro Civil, capacitado em Engenharia Diagnóstica e em Avaliações de Imóveis.

Proprietário da empresa Estrutura-se Construções e Reformas.  Atua na elaboração de Projetos, na Execução de obras e reformas – com obras públicas e privadas – além de atuar com Avaliação de Imóveis e dentro da Engenharia Diagnóstica, realizando Inspeções, Vistorias, Perícias Judiciais e Extrajudiciais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Política de Privacidade, explica aos nossos visitantes e usuários deste website, todas as formas e meios que protegemos e tratamos os dados coletados em nossa plataforma, além dos Termos de uso e Política de Cookies sobre as condições necessárias para acessar o nosso website, vez que nós levamos extremamente a sério a proteção dos dados pessoais e de terceiros, coletados e armazenados, de acordo com as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018), e as demais normas do ordenamento jurídico brasileiro aplicáveis.
Eu concordo